Lançado oficialmente em 2011, pela presidenta DilmA rousseff, a certidão negativa de débitos trabalhistas é um modo de checar se o cidadão possui algum débito com a Justiça do Trabalho. Essa certidão é uma excelente aliada as empresas brasileiras que buscam por incentivos e informações fiscais.
Nessa postagem você aprenderá como fazer a emissão da sua certidão Negativa de débitos trabalhistas na internet, em um passo a passo bem simples que pode ser feito até mesmo por pessoas que não tem muito conhecimento com a internet e seus serviços.
Como realizar a consulta gratuita através da internet?
Antes de qualquer coisa é preciso acessar o site oficial do TST, no endereço: https://www.tst.jus.br/. Em seguida, clique no menu com os dizeres: “Certidão Negativa de débitos trabalhistas” e prossiga. O próximo passo é preencher com informações verdadeiras de documentos de CPF, para pessoas físicas, ou CNPJ, para empresas, seguido do código de segurança.
Se você seguiu os passos corretamente, depois de digitar o número do seu documento e o código de segurança, na próxima página você já pode fazer a impressão da sua certidão exibida na tela.
Esse é apenas um dos serviços oferecidos aos trabalhadores brasileiros, para conhecer outros serviços oferecidos pelo Tribunal Superior do Trabalho, acesse novamente o endereço indicado acima e vá descobrindo os serviços navegando pelas páginas do site.
“De acordo com o TST, em cumprimento à Lei nº 12.440/2011 e à Resolução Administrativa TST nº 1470/2011, a Justiça do Trabalho emite, a partir de 4 de janeiro de 2012, a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, documento indispensável à participação em licitações públicas.”
Qualquer dúvida relacionada a certidão negativa de débitos ou outros serviços oferecidos pelo site do TST podem ser esclarecidos através da Ouvidoria, clique no menu principal, seguido de “Ouvidoria” e entre em contato com a instituição.