O que é e para que serve o documento de RENAVAM?

Basicamente a palavra RENAVAM é a sigla de Registro Nacional de Veículos Automotores, muitos brasileiros conhecem como documento de RENAVAM, mas todos sabem que cada carro tem o seu documento único, como se fosse uma espécie de identidade do veículo.

O Documento desenvolvido pela Serpro, um sistema administrado atualmente pelo Detran de cada estado, é composto de 11 dígitos (Alguns 9). É importante não confundir o número do Renavam com o número do CHASSI do veículo, outro número de exclusividade de cada veículo.

Para que Serve o RENAVAM?

Renavam

::

Com os 11 dígitos (Alguns 9) fornecidos pelo RENAVAM é possível consultar todas as multas do carro, sejam elas vencidas ou pagas, saber se o carro está em circulação ou fora das ruas, imprimir guias para pagamentos de impostos como o IPVA e Seguro obrigatório, além de informações básicos do veículo, como cor, motor, modelo e observações.

Onde está o número no documento?

O número é facilmente localizado no documento do veículo, ao pegar o documento você verá a palavra RENAVAM seguida do número do mesmo, além de informações do carro, como por exemplo: Vectra GL 2.0 Cor Branca.

Anteriormente você leu que o RENAVAM possui 11 números, essa regra entrou em rigor somente esse ano, anteriormente o documento possuía apenas 9 números, antigamente esse número era 8. Com a mudança é possível ter mais veículos nas ruas sem a necessidade de repetir números.

Se você ainda tiver dúvidas a respeito do RENAVAM é fundamental que você acesse o site oficial do Detran de seu estado para esclarecer maiores dúvidas sobre o assunto.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *